PLÁSTICOS TÉCNICOS

PLÁSTICOS

PA 6 - Poliamida extrudida com alta resistência à abrasão e ao impacto. Tem boas propriedades mecânicas. Dada a absorção de humidade a sua resistência ao choque e  vibrações é aumentada. Propriedades mecânicas, eléctricas e dimensionais são influenciadas positivamente ou negativamente (consoante as exigências da peça) pela absorção de humidade.

  

PA 6 + MoS2 - É uma poliamida extrudida aditivada com bisulfureto de molibdénio, que em comparação com o PA 6 melhora as propriedades de deslizamento e aumenta ligeiramente a resistência à compressão.  resistência aos raios uv é melhorada pela sua côr preta. A absorção de humidade é ligeiramente mais baixa do que o PA 6, pelo que melhora ligeiramente a estabilidade dimensional. 

  

PA 6.6 - É o mais duro e rígido tipo de poliamida extrudida. Tem melhor resistência à tracção e aguenta um pouco mais temperatura que o PA 6. As principais caracteristicas são a alta resistência aos combustiveis, óleos e gorduras, à maioria dos alcalinos e solventes orgânicos. A absorção de humidade é ainda mais baixa que PA 6 e o PA 6+MoS2.

  

PA 6.6 + 30% FV - Trata-se de uma poliaimida 6.6 extrudida aditivada com fibra de vidro que oferece maior resistência à fadiga, tensão, flexão e estabilidade dimensional, mantendo boa resistência ao desgaste. Também permite maiores temperaturas de serviço. Este material é usado em tecnologia de transporte e transportadores, engenharia automóvel, mecânica de precisão e maquinaria para as indústrias de embalagem e celulose.

  

PA 6 G – É uma poliamida vazada com alta resistência ao impacto, desgaste e temperatura. Oferece excelente maquinação e resistência quimica. Bom isolante eléctrico. Ideal para o fabrico de peças de grandes dimensões.

  

PA 6 G + MoS2 – Propriedades de deslizamento e auto lubrificação melhoradas por acção do bi-sulfureto de molibdénio. Boa resistência aos raios UV. Capacidade de carga superior e coeficiente de atrito mais baixo que o PA 6 G. 

  

PA 6 G +LUB. - Esta poliamida vazada librificada pertence a uma 2ª geração, que permitiu baixar drásticamente o coeficiente de atrito comparativamente com todas as outras poliamidas (o uso de lubrificante externo diminui até 0,05 e consequentemente o PV pode ser aumentado). É aconselhado para peças de deslizamento com grandes cargas a altas velocidades. Estabilidade dimensional melhorada devido a ter menor absorção de humidades que todas as outras poliamidas.

  

POM – C - É uma resina acetal de alto peso molecular. POM é notado pela sua alta resistência mecânica, à temperatura e boas propriedades anti-fricção. Como a absorção de humidade é praticamente nula, a precisão e estabilidade dimensional são superiores às poliamidas extrudidas e vazadas. As propriedades físicas mantêm-se inalteradas nos mais variados tipos de ambiente. Branco ; Preto.

  

PET – Trata-se de um termoplástico de poliester semi-cristalino em base de PET auto-extinguivel. Tem estabilidade dimensional inalterável pelos ambientes (não tem absorção de humidade). De todos os termoplásticos é o que tem o coeficiente de atrito mais baixo e a maior resistência ao desgaste, fadiga, etc, pelo que é a melhor escolha para peças com movimento (casquilhos, guias, etc). Tem baixa resistência a água quente. Dado não ter porosidade interna, é ideal para componentes de alta precisão. Branco; Preto.

  

PET + LUB. - É um termoplástico de poliester semi-cristalino em base de PET aditivado com lubrificante sólido. Auto extinguivel. Com caracteristicas iguais ao PET, apresenta um coeficiente de atrito mais baixo devido ao lubrificante incorporado. Assim, é o complemento para aplicações de frição com carga e velocidades mais elevadas. Apesar do lubrificante, está aprovado para estar em contacto com produtos alimentares.

  

PE - É o termoplástico mauis utilizado na indústria alimentar por ser inerte e não absorver humidades. Também pode ser utilizado em industrias quimicas, etc, pela sua boa resistência quimica. 

  

PP - Tem muito boa resistência quimica e térmica. Bom isolante eléctrico. Não aconselhável para aplicações sujeitas a fricção ou abrasão por movimento da peça contrária. É um termoplástico muito económico e com excelentes aptidões de soldadura.

  

PVC - é auto-extinguinvel e tem excepcional resistência química. É de fácil maquinação. É bastante duro, rígido e tem grande resistência mecânica e pode ser aplicado num campo de temperatura compreendido entre -15ºC e +60ºC.É fácilmente soldável, pelo que é muito utilizado na indústria química. Também é utilizado para o fabrico de peças em que a rigidez e capacidade de resistência à força sejam preponderantes.